0
(0)

Por Redação 11:58:00

Guarulhos reforça a vigilância contra o sarampo após confirmação de casos no Brasil

 
Guarulhos reforça a vigilância contra o sarampo após confirmação de casos no Brasil
Guarulhos reforça a vigilância contra o sarampo após confirmação de casos no Brasil

Para manter a cidade livre do sarampo, status que Guarulhos tem desde 2020, a Secretaria da Saúde intensificou a capacitação de profissionais da rede pública e privada. Depois de sensibilizar 30 responsáveis técnicos de UPAs, PAs e hospitais sobre a doença na última quinta-feira (20), nesta quarta-feira (26) a pasta sensibilizou cem profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em um encontro online para reforçar a importância da prevenção. A ação ocorre em resposta ao registro de três novos casos da doença no Brasil, conforme o Ministério da Saúde.

Guarulhos reforça a vigilância contra o sarampo após confirmação de casos no Brasil

Durante a reunião especialistas abordaram as manifestações clínicas do sarampo, diagnóstico, tratamento, fluxo de notificação, coleta laboratorial e medidas de controle e prevenção. Além disso, foi apresentado um panorama epidemiológico da doença no Brasil e no mundo, destacando a cobertura vacinal e os indicadores relevantes.

 

A vacinação foi enfatizada como a principal estratégia de combate ao sarampo. Por isso é necessário que a população mantenha as doses em dia para evitar surtos diante do risco de reintrodução do vírus na cidade. Pessoas entre um e 29 anos devem ter recebido duas doses da vacina, assim como trabalhadores da saúde. Já indivíduos entre 30 e 59 anos que nunca se vacinaram precisam tomar uma dose.

 

A vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde. Para se imunizar basta apresentar documento original com foto e carteirinha de vacinação. Os endereços das unidades podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

 

Sobre o sarampo

 

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e potencialmente grave, transmitida por gotículas respiratórias ao tossir, espirrar, falar ou até mesmo respirar. Em locais fechados, como escolas e clínicas, o vírus pode permanecer suspenso no ar, aumentando o risco de infecção. Pela alta contagiosidade, estima-se que nove em cada dez pessoas suscetíveis após o contato com um infectado desenvolvam a doença.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *