Por Gazeta News Guarulhos
Investimento de R$ 72 milhões em duas novas ETEs (Cabuçu e Fortaleza) faz parte do programa IntegraTietê, contribuindo para a despoluição do Rio Tietê e melhorando a saúde e a qualidade de vida da população.
Sabesp Leva Saneamento Básico Para 44 Mil Pessoas com Novas Estações de Esgoto em Guarulhos
A Gazeta News Guarulhos informa: a Sabesp inaugura duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em Guarulhos, beneficiando 44 mil moradores e contribuindo para a despoluição do Rio Tietê.

A Sabesp deu um passo importante em direção à universalização do saneamento em São Paulo com a inauguração de duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em Guarulhos: Cabuçu e Fortaleza. Com um investimento total de R$ 72 milhões, as novas unidades vão beneficiar diretamente quase 44 mil moradores e contribuir significativamente para a redução da poluição do Rio Tietê.
As duas ETEs receberão o esgoto de aproximadamente 9 mil residências em sete bairros da cidade, incluindo Chácaras Cabuçu, Jardim dos Cardosos, Jardim Fortaleza, Jardim Monte Alto, Jardim Siqueira Bueno, Novo Recreio e Recreio São Jorge. Após o tratamento, o efluente será direcionado para os córregos Cabuçu e do Entulho, o que ajudará na recuperação da saúde desses cursos d’água e, consequentemente, do Rio Tietê.
Tecnologia de Ponta a Serviço da População
Ambos os projetos fazem parte do programa IntegraTietê, a maior iniciativa de saneamento do Brasil. As estações contam com tecnologia de ponta para otimizar o processo de tratamento. A ETE Cabuçu, por exemplo, é pioneira na Sabesp ao utilizar a tecnologia de Biorreator com Biobobs, que acelera a decomposição da matéria orgânica em um espaço físico menor. Já a ETE Fortaleza utiliza a tecnologia de Lodos Ativados com Biocords, que aumenta a eficiência da remoção de poluentes sem a necessidade de expansão dos tanques.

Essas inovações tecnológicas representam um avanço histórico no saneamento de Guarulhos. “Estamos unindo inovação tecnológica e eficiência operacional para ampliar a cobertura de forma sustentável, garantindo mais saúde, qualidade de vida e preservação ambiental para a população”, afirmou Roberval Tavares, diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp.
Impacto Positivo e Resultados Comprovados
As ações de universalização da Sabesp já mostram resultados concretos. Em apenas 20 meses, cerca de 800 mil novas residências na Grande São Paulo foram conectadas ao tratamento de esgoto. Um relatório recente da Fundação SOS Mata Atlântica, “Observando o Tietê 2025”, aponta uma redução de 15,9% na mancha de poluição do rio no último ano, com 33 km a menos de dispersão em comparação com 2024.
O programa IntegraTietê, com seu investimento robusto de R$ 18 bilhões até 2029, visa garantir que cerca de 1,28 milhão de famílias tenham seu esgoto tratado, reforçando o compromisso com um futuro mais limpo e saudável para todos

Sabesp Leva Saneamento Básico Para 44 Mil Pessoas com Novas Estações de Esgoto em Guarulhos
A Gazeta News Guarulhos informa: a Sabesp inaugura duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em Guarulhos, beneficiando 44 mil moradores e contribuindo para a despoluição do Rio Tietê.

