Pular para o conteúdo

Brasil Inicia Ação contra EUA com Lei de Reciprocidade

Por Gazeta News Guarulhos · 29/08/2025 12:48

Brasil Inicia Ação contra EUA com Lei de Reciprocidade

Por Robson Moreira 12:43:13

Medida Busca Diálogo Após Tarifa de 50% Afetar Produtos Nacionais.

Brasil Inicia Ação contra EUA com Lei de Reciprocidade
Brasil Inicia Ação contra EUA com Lei de Reciprocidade

O Brasil inicia processo para aplicar a Lei de Reciprocidade contra os Estados Unidos, em resposta a uma tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros, buscando acelerar o diálogo e a negociação comercial.


O governo brasileiro deu um passo significativo para a aplicação da Lei de Reciprocidade contra os Estados Unidos. A medida é uma resposta à tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros.

A lei, sancionada em abril, permite que o Brasil adote contramedidas tarifárias em situações em que outros países prejudiquem a competitividade de empresas nacionais. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a iniciativa visa a “acelerar o diálogo e a negociação”.

O processo, iniciado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), prevê a notificação dos Estados Unidos sobre a resposta brasileira. Alckmin ressaltou a longa parceria e a complementaridade econômica entre os dois países, citando o setor de aço como exemplo de integração comercial.

Brasil Inicia Ação contra EUA com Lei de Reciprocidade
Brasil Inicia Ação contra EUA com Lei de Reciprocidade

Brasil Inicia Ação contra EUA com Lei de Reciprocidade