Por Robson Moreira 12:43:13
Medida Busca Diálogo Após Tarifa de 50% Afetar Produtos Nacionais.

O Brasil inicia processo para aplicar a Lei de Reciprocidade contra os Estados Unidos, em resposta a uma tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros, buscando acelerar o diálogo e a negociação comercial.
O governo brasileiro deu um passo significativo para a aplicação da Lei de Reciprocidade contra os Estados Unidos. A medida é uma resposta à tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros.
A lei, sancionada em abril, permite que o Brasil adote contramedidas tarifárias em situações em que outros países prejudiquem a competitividade de empresas nacionais. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a iniciativa visa a “acelerar o diálogo e a negociação”.
O processo, iniciado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), prevê a notificação dos Estados Unidos sobre a resposta brasileira. Alckmin ressaltou a longa parceria e a complementaridade econômica entre os dois países, citando o setor de aço como exemplo de integração comercial.

