0
(0)

Por Redação 10:54:08

Belinha Contra a Dengue visita 12 instituições em março e ensina crianças a combater o Aedes aegypti

 

A Secretaria de Saúde de Guarulhos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, promove neste mês uma grande ação educativa nas escolas municipais em parceria com a Secretaria de Educação: o espetáculo teatral Belinha Contra a Dengue. A iniciativa visitou instituições de ensino desde o dia 12 e encerrará a temporada em 27 de março.

 

A ação conta com a participação da mascote Belinha, uma boneca que interage com as crianças como forma de ensinar de maneira lúdica e interativa os perigos da dengue. Elas tiveram exemplos de onde os criadouros do mosquito podem se reproduzir, como vasos, pneus, garrafas e recipientes que acumulam água, e também de como são as larvas do mosquito, o que as ajuda na conscientização para o combate ao Aedes aegypti.

 

As Escolas da Prefeitura de Guarulhos contempladas foram Noel Rosa, Izolina Alves David, Pedrinho e Narizinho, Dr. José Maurício de Oliveira, Professor José Carlos da Silva, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Djanira da Mota e Silva. Também receberam a visita de Belinha as associações Caritativa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Comunitária e Cultural Maria Santana, Moradores do Jardim São Francisco, Brasileira de Pipas e Acasec Jardim Testai.

 

“Nós do Centro de Controle de Zoonoses estamos fazendo esse trabalho com as crianças nas áreas em que o índice da coleta de larvas positivas para o mosquito Aedes aegypti foi elevado. Desenvolvemos esse trabalho para que as crianças levem aos pais as orientações e os cuidados, pois elas são excelentes multiplicadoras de informações”, diz Lucélia Chimello, coordenadora de equipe do Centro de Controle de Zoonoses.

A professora Luciana Fernandes, da EPG Sítio do Pica-Pau Amarelo, ressalta. “A conscientização é essencial para as crianças, para que comecem a olhar de outra forma os lugares que podem ser depósitos das larvas do mosquito. No ano passado tivemos muitos casos sérios de dengue na comunidade escolar. A responsabilidade no combate da doença está com cada um de nós. Todos somos responsáveis e precisamos nos ajudar para minimizar esse problema”.

 

O Centro de Controle de Zoonoses reforça seu compromisso com a saúde pública. A prevenção começa em casa, mas a conscientização começa na escola.

Belinha Contra a Dengue visita 12 instituições em março e ensina crianças a combater o Aedes aegypti

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *