5
(98946)

Por Redação 18:02:53

 

Prefeitura divulga balanço semanal das ações contra o Aedes Aegypti realizadas pelo CCZ

 

A Prefeitura de Guarulhos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria da Saúde, promoveu, entre os dias 22 e 28 de março, com exceção do domingo (23), uma série de ações estratégicas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Durante a semana, foram realizados bloqueios, que envolvem a remoção de criadouros, nebulização veicular, além do monitoramento de pontos estratégicos e do atendimento a denúncias da população.

Prefeitura divulga balanço semanal das ações contra o Aedes Aegypti realizadas pelo CCZ.br
Prefeitura divulga balanço semanal das ações contra o Aedes Aegypti realizadas pelo CCZ.br

As atividades começaram no sábado (22), com bloqueios no Jardim Santa Emília e Jardim Santa Maria e nebulização em Nova Bonsucesso e Cidade Tupinambá. Um dos destaques foi a ação intermunicipal entre Guarulhos e Mairiporã, que reforçou as medidas preventivas na região do Núcleo Cantareira. Além disso, pontos estratégicos passaram por vistoria nos bairros Água Chata, Cidade Seródio, Nova Bonsucesso e Jardim Fortaleza. Já denúncias de focos foram verificadas no Macedo, Gopoúva, Vila Barros, Vila Galvão, Jardim Fortaleza, Jardim São João, Nova Bonsucesso, Cumbica e Pimentas.

Na segunda-feira (24), os bloqueios ocorreram no Jardim Célia, Jardim Leda e Inocoop, enquanto a nebulização foi retomada no Jardim Santa Emília e Jardim Santa Maria. Os pontos estratégicos visitados nessa data contemplaram os bairros Cecap e Nova Bonsucesso. Outras áreas monitoradas devido às denúncias de focos do mosquito incluíram os bairros Torres Tibagy, Jardim Paraventi e Macedo.Prefeitura divulga balanço semanal das ações contra o Aedes Aegypti realizadas pelo CCZ

Na terça-feira (25) as equipes concentraram as ações de bloqueio no Parque Continental II, Gopoúva, Jardim Adriana e Parque Residencial Bambi. Além disso, a nebulização foi realizada no Inocoop e pontos estratégicos receberam vistoria na Vila Augusta e Jardim Presidente Dutra. As denúncias atendidas contemplaram os bairros Vila Rio, Cabuçu e Taboão.

Na quarta-feira (26), houve bloqueios no Jardim Munhoz, Jardim Cumbica, Jardim Paraíso, Jardim Cocaia e Bonsucesso, enquanto a nebulização foi aplicada no Parque Residencial Bambi. Outras localidades, como Vila Venditti, Água Chata, Aracília, Jardim Piratininga, Vila Izildinha, Jardim Fortaleza, Jardim Bananal e Jardim São João também passaram por fiscalização após denúncias de focos.

Já na quinta-feira (27) Vila Rica recebeu ação de bloqueio, enquanto o monitoramento de pontos estratégicos foi realizado na Flor da Montanha, Jardim Presidente Dutra, Parque São Luiz e Cumbica. Denúncias foram atendidas em Cumbica, Pimentas e Água Chata.

Encerrando as ações da semana, nesta sexta-feira (28), os bloqueios abrangeram Jardim Okuyama, Jardim Schintila e Recreio São Jorge. Pontos estratégicos passaram por monitoramento no Centro, Flor da Montanha, Jardim Fátima e Jardim Santa Terezinha, enquanto Morros, Jardim Bela Vista e Vila Rio tiveram denúncias de focos atendidas.

Prefeitura divulga balanço semanal das ações contra o Aedes Aegypti realizadas pelo CCZ

Colaboração da população é essencial

Até o momento, Guarulhos contabiliza 1.558 casos confirmados de dengue em 2025. Diante desse cenário, a Prefeitura ressalta a importância da colaboração de toda a população no combate à doença. A adoção de medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água e permitir o acesso dos agentes de combate às endemias às residências para inspeções e orientações, é fundamental para conter a proliferação do mosquito.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *