Por-Paraná Pesquisa 12:34:44

Paraná Pesquisas traz Lucas Sanches no 2° turno contra Eloi Pietá em Guarulhos-SP

Candidato a prefeito pelo PL cresceu 8,1 pontos percentuais em apenas dois meses; segundo Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (4/9), Sanches continua com um dos menores índices de rejeição entre os prefeituráveis

Paraná Pesquisas traz Lucas Sanches no 2° turno contra Eloi Pietá em Guarulhos-SP
O cenário espontâneo apontado pelo Paraná Pesquisas também ratifica a tendência de um segundo turno entre Elói e Sanches.

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (4/9) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o candidato a prefeito de Guarulhos-SP, Lucas Sanches (PL), segue fortalecido para disputar o segundo turno contra a esquerda na segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo. Representando a direita, Sanches aparece com 20,4% das intenções de voto no cenário estimulado – 3,3 pontos percentuais à frente do deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (Republicanos), que tem 17,1%. O ex-petista Elói Pietá (Solidariedade) soma 31,4%.

O levantamento ratifica um cenário de polarização entre a direita e a esquerda no município. Esta é a primeira análise do instituto após a realização de três debates eleitorais, incluindo o da Veja | Paraná Pesquisas e o da TV Bandeirantes. Nos confrontos, os prefeituráveis expuseram análises, compartilharam posicionamentos e apresentaram propostas para Guarulhos.

No segundo pelotão da pesquisa estimulada, aparecem o deputado federal Alencar Santana (PT), com 8,4%, Márcio Nakashima (PDT), que tem 5,4%, e Waldomiro Ramos (PSB), com 1,9%.

No recorte da análise do Paraná Pesquisas, o candidato a prefeito pelo PL é o que mais cresceu na comparação com o levantamento de 21/6. Em dois meses, Sanches teve desempenho positivo, alcançando 8,1 pontos percentuais, passando de 12,3% das intenções de voto dos guarulhenses para 20,4%. Já Jorge Wilson, candidato à sucessão do prefeito Gustavo Henrique Costa, o Guti (PSD), desidratou 4,2 pontos percentuais – de 21,3% caiu para 17,1%.

Paraná Pesquisas traz Lucas Sanches no 2° turno contra Eloi Pietá em Guarulhos-SP

O cenário espontâneo apontado pelo Paraná Pesquisas também ratifica a tendência de um segundo turno entre Elói e Sanches. Nesta linha do levantamento, quando os eleitores apontam seu candidato preferido sem alternativa de resposta, Jorge Wilson fica em terceiro, seguido de Santana e de Nakashima. Não sabem ou não responderam somam 54,9%.

Rejeição
Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum para prefeito em 2024, a maioria dos guarulhenses apontam os candidatos da esquerda. Pietá (28,6%) e Santana (25%) lideram em rejeição. Na sequência, aparecem Jorge Wilson (24,5%) e Ramos (15,8%). Sanches é o candidato à Prefeitura de Guarulhos com um dos menores índices de rejeição – 13,3%.

Paraná Pesquisas traz Lucas Sanches no 2° turno contra Eloi Pietá em Guarulhos-SP
O cenário espontâneo apontado pelo Paraná Pesquisas também ratifica a tendência de um segundo turno entre Elói e Sanches.

Para o postulante ao Executivo pelo PL, o apoio recebido nas ruas comprova a possibilidade de disputar o segundo turno contra a esquerda em Guarulhos:

“Tenho sentido isso a cada visita que faço. Caminhamos ao lado das pessoas e este é o maior apoio que um político pode receber numa campanha. Continuamos com uma rejeição baixa, o que significa que temos espaço ainda para crescer e chegarmos ao segundo turno de maneira competitiva”, comemora Sanches.

O liberal encabeça a coligação “A Mudança Começa Agora”, que abarca os partidos PL, Novo, DC e PMB. Sanches tem na vice Thiago de Azevedo Lopes, o Thiago Surfista, do Novo, além de 140 candidatos a vereador.

Metodologia
O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado de forma presencial, com 800 eleitores de Guarulhos, entre 31/8 e 3/9. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° SP-00473/2024.

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *