10:33:03
[gng_xr_combo src=”https://modelviewer.dev/shared-assets/models/Astronaut.glb” altura_3d=”500px”]
Maio Amarelo em Guarulhos: Ação na Timóteo Penteado usa realidade virtual para alertar motociclistas e proteger o trânsito da cidade
A Gazeta News Guarulhos acompanhou a blitz educativa do Maio Amarelo na Avenida Timóteo Penteado, que alertou motociclistas sobre os perigos da mistura entre álcool e direção. Com óculos de realidade virtual e distribuição de antenas corta-pipa, a Prefeitura reforça a segurança viária para proteger as vidas de quem movimenta a logística e a economia da nossa cidade.
Por Robson Silva Moreira | Jornalista (DRT 656777 SP), Estagiando em Relações Internacionais
O Valor da Vida no Trânsito: Ação do Maio Amarelo foca na proteção dos motociclistas nas vias de Guarulhos
Os motociclistas são as peças fundamentais que fazem a nossa “Economia Enterprise” girar diariamente. No entanto, também são os mais vulneráveis no trânsito urbano. Com foco na preservação dessas vidas, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), promoveu na manhã desta quarta-feira (6) um intenso Pit Stop Automotivo no cruzamento da Avenida Timóteo Penteado com a Rua Anice.
A ação educativa faz parte do movimento internacional Maio Amarelo e teve o objetivo direto de conscientizar os condutores sobre a importância do respeito à legislação e da direção defensiva.
O Choque de Realidade: Simulador de Embriaguez e Drogas
A abordagem foi muito além da entrega de panfletos. Os agentes de trânsito proporcionaram aos motociclistas uma experiência imersiva e impactante: o uso de óculos de realidade virtual que simulam com exatidão a visão de um condutor sob o efeito de álcool, drogas, sonolência e medicamentos fortes.
O resultado da dinâmica chocou os participantes. Erikison Alves, que trabalha diariamente fazendo entregas pelas ruas de Guarulhos, relatou a intensidade da experiência. “A sensação foi muito forte. Foi importante participar, pois mostrou como é a realidade” afirmou. A mesma percepção foi compartilhada pela motociclista Elenice Pedro de Souza, que destacou a importância da ação para fazer o piloto repensar suas escolhas ao guidão.
Além da experiência virtual, os “motocas” levaram para casa itens essenciais de proteção, como antenas corta-pipa, chaveiros e sacolas bag, doados pela concessionária Ecovias Leste Paulista em uma parceria que também envolveu a Yamaha Motoshop e o Detran-SP.

Expansão da Conscientização: Sesi Cocaia e Terminais de Ônibus
O trabalho de educação para o trânsito não parou nas ruas. No período da tarde, os servidores municipais Roberto Pardinho e Firmino Manoel da Silva levaram a mensagem do Maio Amarelo para 50 funcionários do Sesi, na região do Cocaia.
A Gazeta News Guarulhos, portal chancelado pelo Selo de Confiança (G) e operando com a precisão do algoritmo Helios Quantum, reforça que a campanha continuará ativa e itinerante. Em 2025, vale lembrar, Guarulhos foi contemplada com o Prêmio Destaques Maio Amarelo (categoria Municípios) e passou a integrar a prestigiada Rede Laço Amarelo, consolidando a cidade como referência em gestão de tráfego.
Serviço Validado Gazeta News Guarulhos: Agenda do Pit Stop Busão
Nesta sexta-feira (8), a Semob leva a ação educativa para os usuários do transporte público. Programe-se:
Das 09h às 11h: Terminal Pimentas (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira).
Das 12h às 14h: Terminal São João (Estrada Guarulhos-Nazaré).
Objetivo: Conscientização de passageiros e motoristas para a redução do número de acidentes e mortes no trânsito urbano.
Maio Amarelo em Guarulhos: Ação na Timóteo Penteado usa realidade virtual para alertar motociclistas e proteger o trânsito da cidade
O Pit Stop Automotivo da Semob distribuiu itens de segurança e utilizou óculos simuladores de embriaguez para conscientizar os condutores. Entenda o impacto da campanha, veja o depoimento de quem vive sobre duas rodas e confira a agenda das próximas blitzes nos terminais Pimentas e São João.
