Por Robson Moreira 21:53:26
Mais de 15 mil pessoas se reúnem para o evento que encerra a Semana da Pátria e reforça o orgulho de ser guarulhense.

O bairro do Taboão, em Guarulhos, foi o epicentro das celebrações do Dia da Independência do Brasil neste domingo (7), com um grande desfile cívico-militar que atraiu mais de 15 mil pessoas. O evento, que encerrou a Semana da Pátria 2025 com o tema “Orgulho de Viver em Guarulhos”, reforçou o sentimento de pertencimento e a identidade da população com a cidade.
A manhã de celebração contou com a participação de diversas esferas da sociedade, incluindo autoridades locais, representantes das forças de segurança, grupos motorizados e entidades da sociedade civil. O desfile também foi marcado pela presença vibrante de estudantes de escolas públicas e particulares, bem como dos Centros de Educação Unificados (CEUs) e outros centros municipais.
As apresentações, que incluíram fanfarras, corporações militares e alunos da rede municipal, ressaltaram a rica diversidade cultural de Guarulhos. Um dos destaques foi a abertura com a Orquestra Gru Sinfônica, que acompanhou o hasteamento das bandeiras, e a presença do blindado Guarani, do Exército Brasileiro.

O prefeito Lucas Sanches discursou sobre a importância da liberdade e soberania, enfatizando que esses valores são a base para o desenvolvimento em áreas como saúde, segurança e educação. Sua fala ecoou a importância de lutar por um país livre e soberano, onde a liberdade é o bem mais precioso.
Organizado pela Secretaria de Educação, o evento foi um esforço coletivo que também contou com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Civil Municipal. O secretário de Educação, Silvio Rodrigues, elogiou a dedicação de todos os envolvidos que tornaram a data inesquecível.
As apresentações de crianças, jovens e idosos foram a alma da festa, demonstrando entusiasmo e dedicação. A programação da Semana da Pátria, que incluiu desfiles em outras regiões da cidade e diversas atividades culturais, proporcionou aos alunos da rede municipal a oportunidade de refletir sobre o significado da independência conquistada em 1822.

O sucesso do desfile no Taboão demonstra como as tradições cívicas se mantêm vivas em Guarulhos, inspirando os cidadãos a sonhar e a lutar por um país melhor.
Guarulhos celebra a Independência do Brasil com um grande desfile cívico-militar no Taboão, atraindo mais de 15 mil pessoas. O evento, com o tema “Orgulho de Viver em Guarulhos”, encerrou a Semana da Pátria com a presença de autoridades, forças de segurança, estudantes e o blindado Guarani. Leia mais sobre as comemorações que reforçaram o civismo e a identidade cultural da cidade.
