Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.
Os tribunais regionais eleitorais de todo o Brasil realizaram neste sábado (03) os últimos procedimentos para a eleição de 2026, distribuindo mais de 560 mil urnas eletrônicas aos locais de votação.
Por Robson Silva Moreira
Distribuição das urnas eletrônicas
Dos 560 mil equipamentos, 499 mil são necessários para a votação, enquanto 65 mil ficarão reservadas para substituir equipamentos em caso de falha técnica.
No Rio de Janeiro, parte das urnas foi transportada em ônibus escolares, com a ajuda de profissionais da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).
Preparação das sessões de votação
Servidores da justiça eleitoral e voluntários organizaram os espaços de movimentação dos eleitores e afixaram materiais informativos.
A emissão da zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização comprovou que nenhum voto foi previamente registrado no banco de dados de totalização dos resultados.
Auditorias e segurança das urnas
Os tribunais sortearam urnas que serão auditadas neste domingo, passando por testes de autenticidade e integridade.
As urnas sorteadas serão recolhidas das sessões antes do início da votação e levadas a locais seguros e acessíveis à população, como o Tribunal de Justiça e a sede da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.


