Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, notificou a revista Veja para publicar um direito de resposta sobre uma matéria que associou o presidente Lula a um suposto financiamento de documentário. A Polícia Federal já desmentiu a existência do depoimento que embasou a reportagem.
Por Robson Silva Moreira
Notificação extrajudicial contra a revista Veja
Representado pela Advocacia-Geral da União (AGU), Padilha questionou a divulgação da notícia falsa a poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais. A ação pede a publicação do direito de resposta à matéria assinada por Robson Bonin, publicada nesta sexta-feira (9).
Polícia Federal nega existência do depoimento
A PF esclareceu que Daniel Vorcaro não prestou depoimento com o teor relatado na matéria da Veja. A corporação afirmou que o ex-banqueiro não entregou à instituição anexos, documentos ou informações com o conteúdo descrito na reportagem.
Suspeita de adulteração do áudio divulgado pela Veja
O grupo Prerrogativas, formado por juristas progressistas, pediu à PF que realize uma perícia no áudio divulgado pela revista. Há suspeitas de que a gravação tenha sido adulterada, mediante montagem de trechos ou uso de inteligência artificial, com a finalidade de interferir no segundo turno das eleições.


