Pular para o conteúdo

Mendonça rejeita ação de Zé Trovão contra reajuste do Bolsa Família

Por

Mendonça rejeita ação de Zé Trovão contra reajuste do Bolsa Família

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.

Publicidade — início da matéria 728x90 — Gazeta News Guarulhos

O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou nesta quinta-feira (17) a ação do deputado Zé Trovão (PL-SC) contra o reajuste do Bolsa Família. A decisão foi tomada por questões processuais, sem análise do mérito.

Por Robson Silva Moreira

Motivo da rejeição

Mendonça argumentou que um candidato a deputado federal não tem legitimidade para questionar um candidato à Presidência da República. Isso porque os dois cargos são disputados em circunscrições eleitorais diferentes.

Detalhes do reajuste

O reajuste do Bolsa Família será de 15%, correspondente à variação inflacionária registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre março de 2023 e agosto de 2026.

Com o aumento, o valor mínimo do benefício ficará em R$ 691 e o valor médio pago chegará a R$ 777.

Amparo legal do reajuste

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que o reajuste está amparado na legislação, pois o Bolsa Família é um programa permanente. Os benefícios não eram corrigidos desde a criação do novo modelo do programa, em 2023.

Sobre o autor

ROBSON MOREIRA — Conteúdo publicado pela equipe editorial da Gazeta News Guarulhos.

Share via
Copy link