No Brasil, em 2025, 9,4 milhões de crianças de 0 a 5 anos de idade estavam matriculadas em escolas ou creches, de acordo com o módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em junho.
Por Robson Silva Moreira — Jornalista Investigativo — Gazeta News Guarulhos
O que foi divulgado
Com base na PNAD-C, o Todos pela Educação (organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e suprapartidária fundada em 2006) construiu a série histórica a partir da idade escolar e observou que o acesso à educação infantil de crianças de 0 a 3 anos no Brasil tem seguido tendência de crescimento desde 2016 e atingiu 43,3% em 2025, o maior percentual da série histórica, com cerca de 4,5 milhões de bebês e crianças em creches.
Notícias relacionadas: Creches têm mais crianças negras do que brancas pela 1ª vez.
Censo: 17% de creches e pré-escolas têm itens básicos para funcionar.
Falta de acesso a creches e escolas impacta mulheres de favelas.
O resultado de 2025 representa avanço de 11 pontos percentuais (36%) em relação a 2016, quando o atendimento alcançava apenas 31,8% das crianças, e alta de 2,2 pontos percentuais em comparação com 2024 (41,1%).
Fonte oficial e acompanhamento
Fonte: Agência Brasil.
Impacto econômico
A notícia sobre Matrículas em creches avançam 36% em quase uma década tem reflexo direto no acompanhamento de empresas, consumidores, comércio, setor público e mercado. Temas econômicos exigem leitura cuidadosa porque podem envolver tributos, crédito, arrecadação, juros, câmbio, inflação, renda, emprego e planejamento financeiro.
Por que o tema importa
Para Guarulhos e a Grande São Paulo, indicadores econômicos e decisões fiscais podem influenciar custos, investimentos, fluxo de caixa, contratação, consumo e competitividade. A cobertura acompanha os fatos confirmados por Agência Brasil sem acrescentar dados não verificados.
