Pular para o conteúdo

Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump

Por Gazeta News Guarulhos · 06/10/2025 15:16

Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump

Por Gazeta News Guarulhos  15:10:43

 Em Tom Amistoso, os Presidentes Conversaram por Videoconferência e Relembraram Encontro na ONU. Trump Designou Secretário de Estado para Negociar a Retirada da Sobretaxa que Atinge Produtos Brasileiros.

Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump
Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram nesta segunda-feira (6) uma videoconferência de 30 minutos para discutir a crise comercial entre os dois países. Lula utilizou a oportunidade para solicitar a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros.

A ligação, que partiu de uma iniciativa de Trump, ocorreu em tom amistoso, com os líderes relembrando o bom relacionamento e a “boa química” que tiveram durante a Assembleia Geral da ONU.

Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump
Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump

Restauração de Relações e Próximos Passos

 

Lula destacou que o contato representa uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. O presidente brasileiro reforçou que o Brasil é um dos únicos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços, reforçando a parceria econômica.

Em resposta à solicitação de Lula para a retirada do tarifaço, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações. A equipe brasileira será representada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.

O ministro Fernando Haddad classificou a conversa como “positiva” do ponto de vista econômico. Os dois presidentes também concordaram em se encontrar pessoalmente em breve, com Lula sugerindo a Cúpula da Asean, na Malásia, como palco para a reunião. Lula ainda reiterou o convite a Trump para participar da COP30, em Belém.

Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump

A Guarulhos 360 News informa: Lula e Donald Trump tiveram uma conversa de 30 minutos por videoconferência. O presidente brasileiro solicitou a retirada imediata do tarifaço de 50% imposto pelos EUA. As negociações continuam com o Secretário de Estado Marco Rubio e a equipe econômica do Brasil.

Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump

Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump
Lula Pede Fim de Tarifaço de 50% em Conversa de 30 Minutos com Trump
Share via
Copy link