Pular para o conteúdo

Justiça Eleitoral oferece transporte e urnas adaptadas para PCD

Por

Justiça Eleitoral oferece transporte e urnas adaptadas para PCD

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.

Publicidade — início da matéria 728x90 — Gazeta News Guarulhos

A Justiça Eleitoral anunciou medidas para facilitar o voto de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no primeiro turno das eleições de 2026. Entre as iniciativas estão o transporte gratuito e urnas eletrônicas com recursos de acessibilidade.

Por Robson Silva Moreira

Programa Seu Voto Importa

O Programa Seu Voto Importa, instituído em fevereiro de 2026, oferece transporte especial gratuito para eleitores com dificuldades de locomoção. O serviço será disponibilizado pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) em suas respectivas unidades federativas.

Para o primeiro turno, marcado para 4 de outubro, os interessados devem formalizar o pedido até 14 de setembro. A solicitação pode ser feita presencialmente em um cartório eleitoral ou por meio dos canais de atendimento informados no site do TRE responsável pelo local de votação.

Novidades nas urnas eletrônicas

As urnas eletrônicas contarão com a fonte tipográfica Atkinson Hyperlegible, mais legível para pessoas com deficiência visual. Além disso, uma barra de progresso fixa na parte superior da tela orientará o eleitor durante todas as etapas da votação.

Recursos de acessibilidade já existentes, como intérpretes de Libras, foram ampliados. Agora, além de informar o cargo em votação, os intérpretes também indicarão situações como voto em branco, voto nulo e voto de legenda.

Sobre o autor

ROBSON MOREIRA — Conteúdo publicado pela equipe editorial da Gazeta News Guarulhos.

Share via
Copy link