Pular para o conteúdo

Janeiro Branco: Prefeitura de Guarulhos promove palestra sobre saúde mental para servidores

Por Gazeta News Guarulhos · 29/01/2026 13:06

Janeiro Branco: Prefeitura de Guarulhos promove palestra sobre saúde mental para servidores

Por Redação 13:01:50

Ação no Gopoúva integra o projeto “Cores que Salvam Vidas” e alerta para recorde de afastamentos por ansiedade no Brasil; tema deste ano é “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”.

Cuidado com quem serve: Guarulhos prioriza Saúde Mental em palestra no Gopoúva

Nesta quinta-feira (29 de janeiro), o auditório da Secretaria de Saúde, no bairro do Gopoúva, foi palco de uma importante reflexão sobre o bem-estar emocional. Servidores da Prefeitura de Guarulhos participaram de uma palestra exclusiva em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização da saúde mental.

A iniciativa faz parte do projeto “Cores que Salvam Vidas”, coordenado pela Secretaria de Gestão através do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGP).

Paz, Equilíbrio e Saúde Mental

O tema deste ano foi apresentado pela psicóloga Márcia Guimarães Santos, servidora do SESMT com 17 anos de experiência. Durante o encontro, foram discutidos os desafios de manter a sanidade emocional em um mundo cada vez mais acelerado e hiperconectado.

“O ser humano está sempre correndo, desconectado de si próprio. É preciso redirecionar o olhar para si mesmo e colocar limites saudáveis à vida virtual”, destacou a psicóloga.

Janeiro Branco: Prefeitura de Guarulhos promove palestra sobre saúde mental para servidores

O Cenário no Brasil

A palestra trouxe dados alarmantes que reforçam a necessidade da campanha:

O Brasil é considerado pela OMS o país com a maior prevalência de transtornos de ansiedade no mundo.

Somente no ano passado, o Ministério da Previdência registrou 440 mil afastamentos do trabalho devido a transtornos mentais.

Reconhecendo Sinais e Buscando Ajuda

A palestra abordou a importância de reconhecer os sinais de esgotamento e a necessidade de buscar ajuda profissional (psicólogos e psiquiatras). A proposta do Janeiro Branco é um lembrete de que o prazer de viver, os vínculos saudáveis e a paz devem ser compromissos fundamentais na rotina de cada cidadão.

Projeto Cores que Salvam Vidas

O projeto continuará ao longo de todo o ano de 2026. A cada mês, uma nova cor e um novo tema de saúde serão abordados em palestras e oficinas na última semana de cada mês, incluindo o Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio) e o Outubro Rosa (câncer de mama).

 

Janeiro Branco: Prefeitura de Guarulhos promove palestra sobre saúde mental para servidores

Servidores municipais de Guarulhos participam de palestra sobre bem-estar emocional e saúde mental. Saiba mais sobre a campanha Janeiro Branco no Gazeta News Guarulhos.

Share via
Copy link