Por Redação-10:28:10
Poluição atmosférica atinge níveis alarmantes na cidade, ultrapassando a capital paulista em índices de contaminação
A qualidade do ar em Guarulhos atingiu um patamar preocupante, superando os já críticos índices de poluição registrados na capital paulista, de acordo com dados divulgados pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A situação é alarmante, considerando que São Paulo enfrenta uma das piores crises de poluição do ar no mundo.
Principais causas e áreas afetadas
A baixa umidade do ar, a falta de chuvas e a intensificação das queimadas na região contribuem para o agravamento da qualidade do ar em Guarulhos. O bairro dos Pimentas, por exemplo, apresentou índices de poluição superiores aos da capital, com medições da Cetesb indicando qualidade do ar “muito ruim” em algumas estações de monitoramento.
Impactos na saúde e medidas de proteção
A exposição à poluição atmosférica pode causar diversos problemas de saúde, como doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo câncer. Recomenda-se que a população evite atividades físicas ao ar livre, principalmente nos horários de pico de poluição, e utilize máscaras de proteção respiratória em ambientes externos.
Ações para combater a poluição
É fundamental que o poder público e a sociedade civil se unam para combater a poluição do ar em Guarulhos. Medidas como o incentivo ao transporte público, a fiscalização de queimadas e a promoção de ações de educação ambiental são essenciais para reverter esse quadro crítico.