Pular para o conteúdo

Guarulhos Inicia Construção da UPA Pimentas-Bonsucesso em Parceria com a Unisa

Por Gazeta News Guarulhos · 03/09/2025 10:48

Guarulhos Inicia Construção da UPA Pimentas-Bonsucesso em Parceria com a Unisa

Por Redação 10:42:58

 Nova Unidade de Saúde Terá Obras e Gestão Custeadas pela Universidade Santo Amaro, Visando Desafogar o Hospital Municipal e Ampliar o Acesso da População a Serviços de Urgência.

A Prefeitura de Guarulhos e a Unisa firmam parceria estratégica para a construção da nova UPA Pimentas-Bonsucesso. A unidade, com investimento de R$ 3 milhões e gestão da universidade, visa fortalecer a rede de urgência e emergência do município.

Guarulhos Inicia Construção da UPA Pimentas-Bonsucesso em Parceria com a Unisa
Guarulhos Inicia Construção da UPA Pimentas-Bonsucesso em Parceria com a Unisa

A Prefeitura de Guarulhos iniciou a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pimentas-Bonsucesso, fruto de uma parceria estratégica com a Unisa (Universidade Santo Amaro). O projeto, com um investimento de cerca de R$ 3 milhões, terá suas obras totalmente custeadas pela instituição de ensino, que, em contrapartida, será responsável pela gestão da unidade de saúde pelos próximos cinco anos.

O termo de cooperação, assinado pelo prefeito Lucas Sanches e pelo secretário de Saúde, Marcio Chaves, tem como principal objetivo expandir e qualificar a rede de urgência e emergência do município. A nova UPA será estrategicamente construída em uma área de alta densidade populacional para desafogar a demanda do Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso (HMPB) e melhorar o acesso dos moradores aos serviços de saúde.

Guarulhos Inicia Construção da UPA Pimentas-Bonsucesso em Parceria com a Unisa
Guarulhos Inicia Construção da UPA Pimentas-Bonsucesso em Parceria com a Unisa

A UPA Pimentas-Bonsucesso será uma unidade de Porte I, com 11 leitos (três de emergência e oito de observação). A nova estrutura contribuirá para a descentralização dos atendimentos de urgência e para a redução do tempo de espera, permitindo que pacientes de baixa e média complexidade sejam atendidos na nova unidade, aliviando a carga sobre o hospital.

A parceria é viabilizada por meio do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde), um instrumento que fortalece a integração entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Guarulhos Inicia Construção da UPA Pimentas-Bonsucesso em Parceria com a Unisa