Por Robson Moreira 10:36:33
Data de 3 de Setembro Homenageia Profissionais que Atuam na Preservação da Ordem Pública e na Proteção de Bens e Serviços Municipais em Todo o País.

A Prefeitura de Guarulhos celebra o Dia do Guarda Civil, homenageando a GCM local. Com um efetivo de 864 guardas, a corporação atua no patrulhamento preventivo, proteção de mulheres e integração com outras forças de segurança.
O dia 3 de setembro é uma data de celebração nacional para homenagear os profissionais que atuam como Guarda Civil. A data, instituída em 1966, reconhece a importância desses agentes na preservação da segurança e da ordem pública no âmbito municipal.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, criada em 1992, possui um efetivo de 864 guardas que desempenham um papel fundamental na proteção sistêmica dos moradores. A corporação atua em diversas frentes, como patrulhamento preventivo, segurança escolar, fiscalização e educação de trânsito, patrulhamento ambiental e apoio a mulheres vítimas de violência doméstica por meio da Patrulha Maria da Penha.

Em 2023, um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) reforçou a importância da GCM ao firmar que as guardas municipais integram o Sistema de Segurança Pública no Brasil. Essa decisão consolida o papel constitucional da GCM na proteção de bens, serviços e instalações municipais.
Em Guarulhos, a tropa é comandada pelo Inspetor-Chefe Adjomar Sousa da Silva, que iniciou sua carreira na primeira turma de agentes em 1997. A GCM de Guarulhos é composta por diversas inspetorias especializadas, como a Romu e o Canil, atuando de forma integrada com outras forças de segurança e pastas da administração pública para garantir a proteção e a qualidade de vida na cidade.

