Por Redação 16:02:47
O Número Recorde de Resgates Foi Atingido na Primeira Quinzena de Outubro Pela Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal. Aves e Saruês Lideram as Ocorrências de Animais Encontrados em Situação de Risco ou Mantidos Ilegalmente em Cativeiro.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos registrou um número impressionante de resgates ambientais neste ano. A Inspetoria Ambiental da GCM resgatou 780 animais silvestres em situação de risco ou mantidos ilegalmente em cativeiro até a primeira quinzena de outubro, conforme dados do setor de estatísticas da corporação.
A atuação da GCM Ambiental é crucial para a proteção da fauna local e para coibir crimes ambientais no município.

Diversidade de Espécies Resgatadas
O balanço das ocorrências revela que aves de diversas espécies e saruês representam a maioria dos casos, totalizando cerca de 60% dos resgates. Além desses, as equipes também resgataram:
-
Répteis: Serpentes, lagartos e tartarugas.
-
Mamíferos: Preguiças e capivaras, muitos dos quais foram encontrados em áreas urbanas e residências, deslocados de seu habitat natural.
Cuidado Especializado e Destino dos Animais
O trabalho da GCM Ambiental é realizado com o apoio técnico de biólogos e veterinários do Zoológico Municipal e do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras-SP).

Muitos animais resgatados estavam com ferimentos, e todos recebem tratamento especializado. O objetivo final e prioritário da operação é que os animais, sempre que possível, sejam devolvidos ao seu habitat natural, contribuindo para a preservação da biodiversidade na região de Guarulhos.

