Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.
Douglas Ruas, candidato do PL, obteve 50,88% dos votos no Rio de Janeiro após a retotalização dos votos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O resultado supera os 50% necessários para a eleição em primeiro turno.
Por Robson Silva Moreira
Resultados da retotalização
O candidato a governador do Rio de Janeiro Douglas Ruas (PL) ficou com 50,88% dos votos do primeiro turno das eleições, após retotalização feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) neste sábado (10).
O número ultrapassa os 50% dos votos necessários para a eleição do chefe do Executivo em primeiro turno. Em segundo lugar, ficou Eduardo Paes (PSD), com 44,16% dos votos.
Prazo para recursos e confirmação da eleição
O desembargador Cláudio Mello Tavares, presidente do TRE-RJ, informou que haverá um prazo de três dias para a divulgação do resultado. Após esse prazo, haverá dois dias para a apresentação de eventuais recursos.
A sessão de anúncio de Douglas Ruas como governador será em 15 de outubro, às 15h no TRE-RJ, após a análise e julgamento de eventuais contestações.
Exclusão dos votos de Anthony Garotinho
A retotalização foi necessária após o TSE declarar nulos os 274.411 votos recebidos por Anthony Garotinho (Republicanos) no primeiro turno das eleições.
Com a exclusão desses votos do total de válidos, a Justiça Eleitoral recalculou os percentuais obtidos pelos candidatos, permitindo que Douglas Ruas superasse a marca de 50%.


