Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.
O tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência foi realizado na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, com a participação de 6,5 mil militares e agentes de segurança.
Por Robson Silva Moreira
Abertura do desfile com tocha simbólica
A cerimônia começou com a revista da tropa por comandantes das três forças militares, seguido pela chegada do fogo simbólico da pátria. A tocha foi levada pelo atleta do pentatlo Douglas Castro, acompanhado de outros esportistas militares e usada para acender uma pira em frente ao Palácio Duque de Caxias.
Participação de diversas forças e organizações
O cortejo foi puxado por batedores dos Fuzileiros Navais, da Polícia do Exército e da Polícia da Aeronáutica, em motocicletas. Uma unidade de cavalaria exibiu todas as bandeiras que o Brasil já teve ao longo de sua história. Além dos militares, organizações sociais como a Cruz Vermelha e os Escoteiros, entidades beneficentes e escolas também estiveram representadas.
Destaque para mulheres militares e viaturas
Os conjuntos exclusivos de mulheres que atuam em diversos grupamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica foram um dos destaques do desfile. Também desfilaram militares que integram as Forças de Paz das Nações Unidas. Mais de 180 viaturas foram empregadas, incluindo tanques blindados do Exército, embarcações anfíbias da Marinha e caminhões de resgate do Corpo de Bombeiros.


