0
(0)

Por Redação 10:54:01.br

Alunos com deficiência visual da Prefeitura participam de atividades no CEU Presidente Dutra

 
 

A Prefeitura de Guarulhos promoveu na quarta-feira (26) a terceira edição do projeto Rolezinho de Bengala para alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis) no CEU Presidente Dutra. A iniciativa da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão tem como objetivo apresentar espaços de uso público, participar de atividades culturais e de lazer e proporcionar autonomia para que as pessoas do segmento possam sair de casa e conhecer diferentes locais.

Alunos com deficiência visual da Prefeitura participam de atividades no CEU Presidente Dutra.
Alunos com deficiência visual da Prefeitura participam de atividades no CEU Presidente Dutra.

Após um tour guiado pelas instalações da escola, a turma participou das aulas de ginástica e de inglês oferecidas na unidade. Na de inglês houve uma dinâmica de orientação e mobilidade com comandos no outro idioma. Depois, separados em duplas, os participantes andaram pela área da piscina obedecendo aos comandos do guia, o que proporcionou integração entre os participantes.

 

“É gratificante perceber o impacto positivo de atividades como o Rolezinho de Bengala, que não só promovem a inclusão, mas também fortalecem a autonomia dos nossos alunos com deficiência visual. Ao explorarem novos espaços e participarem de atividades diversas, eles desenvolvem habilidades essenciais para a vida cotidiana e profissional. Cada oportunidade de interação e aprendizado como esta é um passo importante em nossa missão contínua de tornar Guarulhos uma cidade cada vez mais acessível e acolhedora para todos”, disse a subsecretária Mayara Maia.

 

Mesmo sendo moradora da região, a aluna do projeto Juliane Almeida Tavares nunca tinha ido ao CEU Presidente Dutra e com o Rolezinho de Bengala pôde conhecer de perto todas as atividades oferecidas na unidade.

 

Os participantes do Peis conheceram o acervo de livros em Braille, como o jovem Fabricio Wendel, que tem baixa visão e teve a oportunidade de apreciar livros com letra ampliada disponíveis para consulta no Centro de Incentivo à Leitura. Os alunos também receberam uma lembrança da unidade feita com giz de cera, desenvolvida pela professora de artes.

 

Para a coordenadora de Programas Educacionais do CEU, Tatiane Aparecida Cerqueira, a atividade foi um momento muito especial. “A participação de pessoas com deficiência visual nas nossas atividades diversificou as interações e permitiu uma aprendizagem significativa e inclusiva”, disse a servidora.

 

Educação para a inclusão

 

Instituído pela lei municipal 7.881/2020, o projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social tem como objetivo o empoderamento da pessoa com deficiência visual para garantir seus direitos e a convivência em sociedade com maior autonomia, além de prepará-la para o ambiente profissional, ampliando suas possibilidades de atuação.

Alunos com deficiência visual da Prefeitura participam de atividades no CEU Presidente Dutra

Alunos com deficiência visual da Prefeitura participam de atividades no CEU Presidente Dutra

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *