Pular para o conteúdo

Vice-presidente da Bolívia acusa governo Paz de tramar prisão

Por

Vice-presidente da Bolívia acusa governo Paz de tramar prisão

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.

Publicidade — início da matéria 728x90 — Gazeta News Guarulhos

O vice-presidente da Bolívia, Edmand Lara, afirmou nesta quinta-feira (2) que o governo do presidente Rodrigo Paz está tramando um processo falso para justificar sua prisão. Lara, que se afastou politicamente de Paz no início do mandato, disse temer pela própria vida.

Por Robson Silva Moreira

Denúncia de processo forjado

Em carta aberta ao público publicada em redes sociais, Lara afirmou que foi informado por diversos camaradas da Polícia Boliviana que o Coronel Marcelo Ferrufino está fabricando um processo falso contra ele para justificar sua prisão ilegal.

Conflito com o governo Paz

A denúncia de Lara ocorre dois dias após a prisão do procurador-geral da República da Bolívia, Roger Mariaca, acusado pelo governo Paz de ligações com o narcotráfico. Lara vem pedindo explicações sobre a prisão de Mariaca e questionando a legalidade dos procedimentos adotados.

Temor pela segurança

Lara, que se encontra em viagem à Espanha, afirmou que teme por sua segurança física e por sua vida. Ele denunciou que recebeu avisos de dentro do Poder Executivo que buscam intimidá-lo por sua posição em defesa da Constituição e da democracia.

Reação da oposição e analistas

A doutoranda em ciência política na Universidade de São Paulo (USP) Alina Ribeiro destacou que Lara foi para a oposição ao governo Paz e vinha questionando o papel de Fernando Cerimedo no governo. Cerimedo, operador digital argentino, atuou como assessor dos presidentes da Bolívia e da Argentina e é ligado a grupos de direita na América Latina.

Sobre o autor

ROBSON MOREIRA — Conteúdo publicado pela equipe editorial da Gazeta News Guarulhos.

Share via
Copy link