Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.
Setembro de 2026 entrou para a história como o mês mais chuvoso em São Paulo desde o início dos registros, em 1943. Até o dia 14, a capital paulista acumulou 253,8 milímetros de chuva, superando o recorde anterior de 243,1 milímetros, registrado em 1983.
Por Robson Silva Moreira
Volume de precipitação supera três vezes a média mensal
Os dados foram coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, zona norte da capital. A média histórica de chuvas para setembro na região é de 83,3 milímetros.
Outras regiões do estado também registraram volumes excepcionais
Na região de Campinas, foram registrados 257,2 milímetros de chuva entre o dia 1º e 13 de setembro, o que equivale a 3,1 vezes a média mensal de 83,7 milímetros. Em Registro, foram contabilizados 185,3 milímetros, colocando setembro de 2026 como o terceiro mês mais chuvoso da série histórica iniciada em 1961. Em São José dos Campos, o acumulado chegou a 161 milímetros, o terceiro maior registrado para setembro desde 1977.


