Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.
O Ministério da Saúde instalou uma base da Força Nacional do SUS no Rio de Janeiro para enfrentar emergências sanitárias e desastres climáticos, como ondas de calor e enchentes, provocados pelo fenômeno El Niño.
Por Robson Silva Moreira
Equipamentos e capacidade de atendimento
A base, localizada na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na Glória, zona sul, conta com equipamentos de comunicação via satélite, drones, veículos e suporte para deslocamento de equipes, além de um posto médico avançado.
A capacidade de atendimento pode ser ampliada em emergências com a adesão de equipes e voluntários, junto com estados e municípios.
Impacto do El Niño e resposta do Ministério da Saúde
O fenômeno climático El Niño deve provocar temporais, chuvas intensas e ondas de calor no Sudeste, além de secas, incêndios e inundações em outras regiões, sobrecarregando a resposta de saúde local.
A base do Rio de Janeiro permite chegar em até 12 horas em qualquer localidade da Região Sudeste, reduzindo o tempo de resposta em emergências.
Expansão das unidades da Força Nacional do SUS
A unidade do Rio é a terceira do tipo no país, com outras duas já funcionando em Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Até o fim do ano, o ministério planeja inaugurar mais seis pontos em diferentes regiões do Brasil.
Recomendações e vulnerabilidade das cidades
A instalação da base atende a recomendações de pesquisa sobre a vulnerabilidade de cidades a ondas de calor, da Universidade Oxford. No Brasil, 11 dos 15 municípios com mais de 1 milhão de habitantes foram considerados vulneráveis, incluindo o Rio de Janeiro.


