Imagem: guarulhosdigital.com.br. Fonte original: guarulhosdigital.com.br.
A Escola de Educação Infantil Professora Tizuko Sakamoto, em Guarulhos, implementou projetos que utilizam horta e múltiplas linguagens para estimular o desenvolvimento integral das crianças.
Por Robson Silva Moreira
Integração entre natureza e artes
A integração entre natureza, artes, literatura e brincadeiras viabilizou a articulação dos projetos “Boas Práticas na Horta” e “Brincando com História e as Múltiplas Linguagens” desenvolvidos pelas turmas da educação infantil da EPG Tizuko Sakamoto.
A proposta pedagógica do ano letivo transformou o cultivo e o contato direto com a terra em uma experiência lúdica, sensorial e afetiva, alinhada aos eixos de interações e brincadeiras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Desenvolvimento integral das crianças
O sucesso dos projetos teve como foco o desenvolvimento integral das crianças por meio das interações, das brincadeiras e da exploração do meio ambiente, valorizando o corpo, os sentidos, a imaginação e as relações cotidianas.
Voltados a crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, a iniciativa envolveu a exploração sensorial por meio do contato direto com elementos naturais, como terra, água e plantas, favorecendo descobertas e experiências relacionadas à realidade.
Acessibilidade e segurança nas atividades
Durante as atividades, espaços e rotinas foram adaptados para assegurar acessibilidade e segurança das crianças, com canteiros em alturas adequadas e momentos de higienização integrados, como a lavagem das mãos antes e depois do manuseio da terra.
Além disso, a proposta contribuiu para a formação de hábitos saudáveis, estimulando o cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade coletiva e a valorização de alimentos naturais.
Protagonismo infantil e alimentação saudável
No desenvolvimento do Projeto Horta, as crianças do berçário II participaram inicialmente de uma roda de interação mediada por recursos visuais, na qual foi apresentado um cartaz ilustrativo sobre a horta.
As crianças exploraram mudas de alface, beterraba, cebolinha e rúcula, alimentos que compõem o cardápio escolar, observando folhas, raízes e aromas para compreender a origem dos mesmos antes de realizar o plantio nos canteiros.


