Pular para o conteúdo

Populações de espécies selvagens diminuem 2,5% ao ano

Por

Populações de espécies selvagens diminuem 2,5% ao ano — populacoes de especies selvagens diminuem 2

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.

Publicidade — início da matéria 728x90 — Gazeta News Guarulhos — populacoes de especies selvagens diminuem 2

Entre 1970 e 2022, as populações de mamíferos, pássaros, peixes, répteis e anfíbios encolheram 73%, segundo o relatório Planeta Vivo divulgado pelo WWF Internacional.

Por Robson Silva Moreira

Declínio acelerado em diferentes ecossistemas

O Índice Planeta Vivo (IPV) mede a mudança média no tamanho de 35.803 populações de 5.790 espécies de vertebrados monitorados ao longo de 52 anos.

O Índice de Água Doce registrou o maior declínio, de 85% em 52 anos, equivalente a uma média de 3,6% ao ano. Espécies de água doce enfrentam ameaças como barragens e desvios que bloqueiam rotas de migração.

O Índice Terrestre registrou uma queda de 69% no período, com média anual de 2,3%. Já o Índice Marinho apontou uma mudança negativa de 59% nas populações dos oceanos, com média anual de 1,7%.

Variações regionais no declínio das populações

A América Latina e o Caribe apresentaram um declínio de 95% nas populações de animais silvestres. Na África, a queda foi de 80%.

Na Europa e Ásia Central, o declínio foi de 23%, enquanto na América do Norte a queda foi de 28%. A Ásia e a Região do Pacífico registraram uma diminuição de 49%.

Impactos econômicos e sociais da perda de biodiversidade

A perda de populações de espécies ameaça a estabilidade econômica, a segurança geopolítica e o bem-estar humano. Cerca de US$ 58 trilhões do PIB global de 2023 dependem de trabalhos que são impactados pela diminuição das populações de espécies.

O relatório destaca que a humanidade conhece os caminhos para frear e reverter o declínio da biodiversidade. Exemplos de recuperação incluem a população de onças pintadas na Mata Atlântica, que cresceu 280% de 2019 a 2025, e a tartaruga-verde, que passou de Ameaçada para Pouco Preocupante após 50 anos de trabalho em mais de 80 países.

Sobre o autor

ROBSON MOREIRA — Conteúdo publicado pela equipe editorial da Gazeta News Guarulhos.

Share via
Copy link