Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.
A livraria Casa do Leitor, inaugurada em 2016, transformou a relação dos moradores de Bom Jesus dos Perdões com a cultura e a leitura, tornando-se um espaço de encontro e debate público.
Por Robson Silva Moreira
História da Casa do Leitor
A Casa do Leitor foi fundada por Guilherme Moura e Fernanda Miquelino, ambos psicólogos, que decidiram abrir a livraria após perceberem a falta de espaços culturais na cidade.
A ideia surgiu quando Guilherme, que sempre morou em Bom Jesus dos Perdões, começou a vender livros virtualmente para pagar a faculdade. Com o crescimento das vendas, o casal decidiu abrir uma loja física.
Impacto na comunidade
A livraria promove eventos variados, como lançamentos de livros, festivais, feiras de discos de vinil, rodas de conversa e sessões de cinema, atraindo nomes conhecidos como Marcelo Rubens Paiva e Juca Kfouri.
A iniciativa conquistou frequentadores assíduos, como Magda Machado Ribeiro Venancio, de 72 anos, que destaca a importância da Casa do Leitor para a cidade.
Educação e cultura
O impacto dos eventos promovidos pela livraria vai além da cultura, alcançando a educação. Em 2025, os projetos contemplaram 240 alunos do 5º ano de cinco escolas municipais.
O secretário municipal da Educação, Ricardo Augusto Pontes Moraes, afirmou que os alunos relataram mais facilidade para compreender as histórias após a participação nos eventos.
Desafios e perspectivas
Apesar do sucesso, a Casa do Leitor enfrenta desafios, como a necessidade de engajar a administração pública e atrair mais pessoas.
Guilherme Moura destaca a dificuldade de recursos e a equipe pequena, mas ressalta que o projeto continua a crescer dentro das possibilidades atuais.


