Exigências valem para os benefícios previdenciários e assistenciais, como o BPC
Por Robson Silva Moreira
O que foi divulgado
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ampliou as exigências do cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
As novas regras constam em portaria do Diário Oficial da União da última segunda-feira (22).
No caso do BPC, o cadastro biométrico passou a ser exigível nos requerimentos realizados a partir de 1º de setembro de 2024.
Para os benefícios previdenciários e assistenciais, o cadastro biométrico é obrigatório para os requeridos a partir de 21 de novembro de 2025 .
Leia Mais BPC cresce com envelhecimento e alta do número de PCD, diz Ministério Projeto que torna facultativo uso de biometria facial avança na Câmara Governo destaca que BPC fortalece a proteção social no Brasil O cadastramento no benefício exigirá a apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade Nacional; Título Eleitoral; Carteira Nacional de Habilitação.
Fonte oficial e acompanhamento
Fonte: CNN Brasil.
Impacto para trabalhadores
A decisão ou informação relacionada a INSS atualiza regras de biometria para benefícios sociais; veja o que mudou pode afetar trabalhadores, aposentados, segurados, empresas e famílias que acompanham regras previdenciárias, benefícios, direitos trabalhistas e decisões judiciais. O ponto central é entender o que foi confirmado e quais efeitos práticos podem surgir nos próximos dias.
O que observar agora
O leitor deve acompanhar novas orientações oficiais, possíveis regulamentações, comunicados do INSS, manifestações de especialistas e desdobramentos jurídicos. Quando o assunto envolve aposentadoria, benefício ou atividade especial, cada caso concreto depende de documentação, prazos e regras específicas.
Por que esta notícia é de alto impacto
O tema recebeu prioridade editorial pelo potencial de repercussão pública, pela relação com serviços essenciais, decisões oficiais, segurança, saúde, economia, trabalho, mobilidade ou interesse nacional. A atualização seguirá os critérios de fonte identificada, relevância e utilidade para o leitor.
