Imagem: guarulhosdigital.com.br. Fonte original: guarulhosdigital.com.br.
A rede municipal de ensino de Guarulhos realizou uma capacitação voltada a profissionais da educação para abordar a saúde mental de crianças e adolescentes. O evento ocorreu na quinta-feira (8) no CME Adamastor.
Por Robson Silva Moreira
Temas abordados na formação
A formação do Programa Saúde na Escola (PSE) teve como tema central “Cuidar é perceber: saúde mental de crianças e adolescentes na escola”.
O objetivo foi fortalecer o olhar dos profissionais da educação para identificar, acolher e encaminhar situações de sofrimento emocional entre os estudantes.
Participantes e especialistas
A ação formativa contou com a participação de vice-diretores da rede municipal de ensino de Guarulhos e representantes do PSE nas unidades escolares.
Os especialistas presentes foram a Dra. Paula Approbato de Oliveira, psicóloga e doutora em Ciências, o Dr. Diogo Abrantes Andrade, médico psiquiatra, e a psicóloga Lilian Approbato.
Reflexões e estratégias discutidas
Os participantes refletiram sobre a importância da escuta atenta e do acolhimento, além de estratégias para construir ambientes escolares mais acolhedores.
A formação reforçou a articulação entre educação, saúde, famílias e serviços de proteção para o cuidado integral de crianças e adolescentes.


