Imagem: guarulhosdigital.com.br. Fonte original: guarulhosdigital.com.br.
A Prefeitura de Guarulhos está intensificando as ações educativas de prevenção à dengue em escolas e instituições localizadas em áreas prioritárias, onde a presença do mosquito Aedes aegypti é mais alta. Até o momento, a cidade contabiliza 348 casos confirmados da doença.
Por Robson Silva Moreira
Ações educativas em escolas e instituições
Entre 10 de agosto e 1º de setembro, 5.111 estudantes de nove instituições participaram de atividades que estimulam alunos e professores a se tornarem multiplicadores dos cuidados também dentro de casa. Até 11 de setembro, outras sete unidades serão contempladas.
A estratégia complementa as ações de rotina de combate ao mosquito e utiliza os resultados das Avaliações de Densidade Larvária (ADLs) realizadas em maio e julho para direcionar o trabalho aos locais que demandam maior atenção.
Escolas e instituições participantes
Na ADL de julho, dos 23.462 imóveis visitados no município, 9.724 puderam ser trabalhados pelas equipes. O índice geral de Guarulhos ficou em 1,13 (classificação de alerta), e o levantamento orientou diferentes frentes de atuação, como a intensificação de visitas casa a casa, ações em condomínios, intervenções em pontos estratégicos e imóveis especiais e atividades educativas.
Nesta etapa estão contempladas as EPGs Castro Alves, Vinicius de Moraes, Amélia Duarte da Silva, Batuíra II, Otoya Sato, Perseu Abramo, Zumbi dos Palmares e Mariazinha Rezende Fusari; Instituto Cidadania Bambi I, ACASEC Jardim Testai II, Raios de Sol Brilhante, Associação Beneficente e Comunitária (ABIS), Tia Carmela, Instituição Allan Kardec Alice Pereira, Instituto de Assistência Social Jesus Menino II e Associação de Moradores para Desenvolvimento do Água Azul (AMAA IV).
Atividades educativas para diferentes faixas etárias
No ensino fundamental, a prevenção é trabalhada em estações interativas. Os alunos conhecem o ciclo de vida do mosquito, participam de uma dinâmica de “certo ou errado” sobre atitudes que ajudam a evitar criadouros e utilizam uma maquete que reproduz ambientes residenciais para aprender a identificar possíveis pontos de acúmulo de água.
Na educação infantil, as orientações são apresentadas de forma lúdica por meio do espetáculo Belinha contra a Dengue. Embora a dengue seja o foco prioritário, informações básicas sobre Zika e chikungunya também são abordadas de maneira adaptada à faixa etária.


