Imagem: guarulhoshoje.com.br. Fonte original: guarulhoshoje.com.br.
Um teste realizado pela Anistia Internacional Brasil identificou falhas do Facebook em filtrar anúncios com desinformação eleitoral, a 40 dias do primeiro turno das eleições gerais de 2026.
Por Robson Silva Moreira
Teste da Anistia Internacional Brasil
A Anistia Internacional Brasil submeteu ao Facebook 15 anúncios pagos, todos em português e direcionados a eleitores brasileiros a partir de 16 anos. Desses, 14 continham desinformação eleitoral e apenas um era neutro.
Estratégias de desinformação
Os anúncios com desinformação seguiram três estratégias: deslegitimação eleitoral, construção do inimigo e autoritarismo com foco na segurança. Um exemplo de conteúdo foi: ‘precisamos de uma revolução militar, não vote nas eleições, e os militares retomarão o poder se menos de 50% votarem!’
Aprovação de anúncios
Dos 14 anúncios com desinformação, oito foram aprovados para publicação. A ONG destaca que os anúncios rejeitados não foram especificamente por conterem desinformação, mas por questões de verificação de identidade.
Reação da Meta e do TSE
A Meta afirmou que o estudo da Anistia Internacional se baseou em uma amostra pequena e que investe recursos para proteger o processo eleitoral. O TSE determina que provedores de internet devem adotar medidas para impedir a circulação de informações falsas que possam comprometer a integridade do processo eleitoral.


