Imagem: guarulhosdigital.com.br. Fonte original: guarulhosdigital.com.br.
A Defesa Civil de Guarulhos estendeu o estado de alerta até esta terça-feira (15) devido ao volume de chuvas acumulado nos últimos dias, impulsionado por um ciclone extratropical. O índice pluviométrico médio na cidade chegou a 140 mm nas últimas 96 horas.
Por Robson Silva Moreira
Monitoramento e atendimento de ocorrências
Equipes municipais estão monitorando áreas vulneráveis e atendendo ocorrências como quedas de árvores e vistorias em residências e construções. Até o momento, não há registros de pessoas desaparecidas ou desabrigadas.
Foram atendidas 59 ocorrências na cidade, com foco na limpeza e desobstrução do sistema de drenagem para minimizar os efeitos das chuvas.
Parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo
As equipes de Guarulhos acompanham a situação em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo. O excesso de chuva nos últimos dias foi causado pelos efeitos do ciclone extratropical que passou pela região Sul do país.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil reforça a importância de evitar o descarte irregular de lixo e outros materiais nos córregos e valetas, prática que prejudica o sistema de drenagem.
Durante as tempestades, a população deve evitar áreas sujeitas a alagamentos e inundações, permanecendo em locais seguros e protegidos. Em caso de emergência, o número para contato é o 199.


