0
(0)

Por Robson Silva Moreira 11:50:40

Avião da FAB pousa em São Paulo com 228 pessoas resgatadas da zona de conflito; Lula recepciona o grupo.

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 10h25 deste domingo (6), com 228 brasileiros e 3 animais de estimação a bordo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou o grupo. 

Brasileiros Repatriados do Líbano Chegam em Guarulhos
Brasileiros Repatriados do Líbano Chegam em Guarulhos

O avião decolou do Líbano no sábado (5), às 13h18 (horário de Brasília), e fez uma parada em Portugal para abastecimento. Depois, voltou a decolar às 23h56 de Lisboa rumo ao Brasil. O voo faz parte da primeira fase da Operação Raízes do Cedro, do governo federal, de repatriação de brasileiros.  

Entre os repatriados, há 10 bebês de colo. A FAB estima que cerca de 500 brasileiros devem ser repatriados por semana. No total, 4 mil brasileiros já manifestaram interesse em sair do país.

O Ministério das Relações Exteriores informou que a aeronave ficou cerca de duas horas em solo libanês, abaixo do tempo estimado pela FAB, que esperava ficar até quatro horas no Aeroporto Internacional de Beirute.

A Operação Raízes do Cedro foi deflagrada pelo governo brasileiro após o início do conflito entre Israel e o grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O objetivo é garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que desejam sair do Líbano.

O presidente Lula afirmou que o Brasil está “de portas abertas” para receber os brasileiros que querem voltar. Ele também disse que o governo está trabalhando para garantir a segurança dos brasileiros que ainda estão no Líbano.

O Itamaraty divulgou um número de telefone para que brasileiros que queiram deixar o Líbano entrem em contato com a embaixada brasileira em Beirute: +961 81 353 968.

Assine nossa Newsletters
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Name

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *