Pular para o conteúdo

Brasil avança em pesquisas clínicas com nova lei

Por

Brasil avança em pesquisas clínicas com nova lei — brasil avanca em pesquisas clinicas com

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.

Publicidade — início da matéria 728x90 — Gazeta News Guarulhos — brasil avanca em pesquisas clinicas com

A participação do Brasil em pesquisas clínicas cresceu significativamente após a sanção da Lei de Pesquisa Clínica, que organizou fluxos e reduziu prazos de análise.

Por Robson Silva Moreira

Posição no ranking global melhora

A posição do Brasil no ranking de países que mais realizam pesquisas clínicas subiu da 18ª para a 12ª, entre 2025 e o primeiro semestre de 2026.

A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) projeta que o país possa alcançar a 10ª posição com novos investimentos previstos, superiores a R$ 2 bilhões anuais.

Novos prazos e processos

A Lei 14.874, sancionada em maio de 2024 e regulamentada em outubro de 2025, criou o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Os prazos para emissão de parecer ético foram reduzidos para até 30 dias úteis, e a avaliação da Anvisa, para até 90 dias úteis.

Investimentos e capacitação

A Roche pretende investir cerca de R$590 milhões por ano em pesquisas clínicas no Brasil.

A indústria farmacêutica também está investindo na capacitação de centros de pesquisa nas regiões Norte e Nordeste para garantir mais diversidade genética.

Agenda regional e benefícios

Os esforços do Brasil estão alinhados com uma agenda de toda a América Latina para profissionalizar centros de pesquisa.

A participação em pesquisas clínicas oferece benefícios aos pacientes, incluindo acesso antecipado a medicamentos promissores.

Sobre o autor

ROBSON MOREIRA — Conteúdo publicado pela equipe editorial da Gazeta News Guarulhos.

Share via
Copy link