Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br. Fonte original: agenciabrasil.ebc.com.br.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Niktimvo, um anticorpo monoclonal destinado ao tratamento da doença crônica do enxerto contra o hospedeiro em adultos e pacientes pediátricos com peso igual ou superior a 40 quilos.
Por Robson Silva Moreira
O que é a doença do enxerto contra hospedeiro
A doença crônica do enxerto contra o hospedeiro é uma complicação tardia que pode ocorrer após um transplante de medula óssea. Ela surge geralmente após 100 dias do procedimento e ocorre quando os linfócitos T do doador reconhecem os tecidos do receptor como estranhos e passam a atacá-los.
Impacto da doença na saúde dos pacientes
A doença está associada a elevada morbidade, comprometimento importante da qualidade de vida e aumento da mortalidade. Pacientes que apresentam falha a múltiplas linhas de tratamento possuem opções terapêuticas limitadas, caracterizando uma necessidade médica não atendida.
Eficácia do Niktimvo no tratamento
O Niktimvo é utilizado após a falha de pelo menos duas linhas anteriores de terapia sistêmica. Estudos mostram que a dose de 0,3 miligrama por quilo, administrada a cada duas semanas, alcançou uma taxa de resposta global de 73,8% nos primeiros seis ciclos de tratamento.


