Por Robson Silva Moreira 12:53:26

Anatel notifica Cloudflare e X (Twitter) deve ser bloqueado; rede diz que colabora com governo

Anatel notifica Cloudflare e X (Twitter) deve ser bloqueado; rede diz que colabora com governo
Anatel notifica Cloudflare e X (Twitter) deve ser bloqueado; rede diz que colabora com governo

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) notificou a Cloudflare para bloquear o acesso à rede social X (antigo Twitter) no Brasil, após a plataforma ter voltado a funcionar no país, mesmo com a determinação de bloqueio do Supremo Tribunal Federal (STF). A Cloudflare, empresa de infraestrutura de internet, concordou em colaborar com o governo brasileiro e fechar a “brecha” que permitia o funcionamento do X.

Principais pontos:

Notificação da Anatel: A Anatel enviou notificações para operadoras e provedores de internet, determinando o bloqueio do X.

Retorno do X: A plataforma voltou a funcionar no Brasil após uma atualização que passou a utilizar os serviços da Cloudflare.

Colaboração da Cloudflare: A empresa se prontificou a colaborar com as autoridades brasileiras para manter o X fora do ar.

Bloqueio efetivo: A Cloudflare isolou o tráfego utilizado pelo X para que o bloqueio seja efetivo sem afetar outros sites ou serviços que utilizam sua infraestrutura.

Resposta do X: A rede social afirmou que o retorno da plataforma ao Brasil aconteceu de forma “indevida” e que está colaborando com o governo.

Impacto:

Acesso bloqueado: O X está novamente inacessível para a maioria dos usuários no Brasil.

Uso de VPNs: A única forma de acessar a plataforma é através de redes privadas virtuais (VPNs).

Incertezas sobre o futuro: Ainda não está claro se o X conseguirá voltar a funcionar no Brasil ou se o bloqueio será definitivo.

Conclusão:

A Anatel e a Cloudflare estão trabalhando juntas para cumprir a determinação do STF e bloquear o acesso ao X no Brasil. A rede social afirmou que está colaborando com o governo, mas o futuro da plataforma no país ainda é incerto.

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *